quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CARTAGENA TURÍSTICA

Cartagena é uma cidade simplesmente linda. A história, o charme, as praias banhadas pelo mar do Caribe... sem dúvida a cidade mais bela que já conheci. Até agora não fui para as ilhas, onde se pode realmente ver o mar do Caribe como conhecemos por fotos ou filmes, mas estou ansioso e acredito que vamos na próxima semana para Playa Blanca, que todos dizem ser a praia mais bonita de Cartagena. Fica na Isla de Barú, uma ilha que fica cerca de 45 minutos de lancha da costa, e que até agora foi muito pouco explorada. A infraestrutura do local não é bem desenvolvida, para passar um fim de semana na ilha é necessário dormir em cabanas feitas de bambu e cobertas com folha de coqueiros. Sem dúvidas uma experiência inesquecível que viverei nas próximas semanas! Falando em praias, por enquanto só conheci a praia de Bocagrande e a baía de Cartagena, que para mim já são muito bonitas. (É possível clicar nas fotos para ver em tamanho maior).

Pôr do sol na Playa de Bocagrande

Playa de Bocagrande

Vista noturna da Bahía de Cartagena. Ao fundo, os prédios da Playa de Bocagrande

Playa de Bocagrande

Playa de Bocagrande vista da Avenida Santander, uma das principais e mais bonitas da cidade

Mas existe outra coisa na cidade que acredito que acaba chamando mais atenção do que o próprio mar do Caribe: a história. Cartagena servia como porto, e era por aqui que os espanhóis que exploravam a América do Sul saíam do continente levando o ouro da região. Para proteger “suas” riquezas dos famosos piratas do Caribe, construíram uma cidade totalmente fortificada. E isso está de pé até hoje. O centro histórico, com seus prédios antigos, ruas estreitas e muitas praças, os onze quilômetros de muralhas que cercam a cidade histórica, o gigante Castillo de San Felipe de Barajas, antigo centro de operações e de estratégia dos espanhóis, e muitos outros pontos turísticos históricos fazem as pessoas ficarem pensando em tudo que já se passou nesta cidade.

Playa de Bocagrande vista de cima da muralha

Eu avistando o Pérola Negra no horizonte hahaha

Panorâmica de alguns prédios do centro histórico, de cima da muralha

Uma das ruas do centro histórico

Só para comparação de tamanho, este carro (Hyundai Atos Prime) é o que mais se vê táxi por aqui. Ele é do tamanho de um Kia Picanto, e já ocupa mais da metade da largura de um rua do centro


Por toda a cidade histórica existem inúmeros monumentos, como estátuas ou construções, muitos deles muito famosos, que são marcas registradas da cidade. Acredito que o monumento mais famoso é a Índia Catalina, que visitamos no primeiro domingo que estive por aqui. Outros pontos muito famosos que conheci também foram a Torre del Reloj, La Gorda, as praças do centro, as igrejas e alguns outros.

Índia Catalina, marca registrada de Cartagena

Os trainees bulinando a Índia Catalina

Dizem que traz muita sorte bater uma foto segurando os peitos de La Gorda. Por via das dúvidas...

Na última sexta-feira, eu, o Eduardo e a Ivana, visitamos o Castillo de San Felipe, convidados pelo Juan Camilo, uma das melhores pessoas que conheci no tempo que estou aqui. Apesar do nome, a grande edificação não é exatamente um castelo, e sim um forte, no alto de um morro com vista para o mar e para a baía. Ou seja, de lá se podia ver qualquer inimigo se aproximando desde muito longe.

Panorâmica do Castillo de San Felipe de Barajas

Visitamos todo o castelo, andamos por tudo, principalmente pelos túneis que existem por baixo da construção. Logo que chegamos, o Juan nos levou direto para o túnel mais profundo que existe por lá. Pelo que ficamos sabendo, o túnel passa por baixo do mar e leva até uma ilha próxima à costa. Claro que não fomos até lá, e nenhum turista vai, pois a partir de um ponto o túnel fica totalmente escuro e há agua, que vai afundando conforme se caminha pelo túnel. Com a lanterna do celular da Ivana, avançamos cerca de cem metros a partir do ponto que começa a ter água, fomos até onde a água passa dos joelhos e paramos por aí. Na volta, um guia demonstrava para um grupo de turistas a acústica que os túneis têm. Eles foram projetados para que todos que estivessem dentro do túnel pudessem ouvir o que se conversava. É possível ouvir uma pessoa sussurrando a quilômetros de distância dentro do túnel, muito interessante. Isso era usado principalmente para que os soldados avisassem uns aos outros quando avistassem um inimigo.


Bahía de Cartagena vista do Castillo de San Felipe

Entrada do dito túnel

Juan Camilo, Eduardo entrando no túnel

Onde o túnel já não tinha mais luz e a água já batia quase no joelho

Eu sobre uma das paredes do Castillo

Ivana, eu e Juan Camilo sobre um canhão restaurado exatamente como era antigamente

Um dos canhões do Castillo. Ao fundo, a bandeira da Colômbia

É Brasilsilsil! 


Enfim, só queria contar um pouco da parte turística da cidade e mostrar um pouco o que se pode conhecer por aqui. Futuramente vou fazer outro post como este, falando das outras coisas que ainda vou visitar!

Beijos! Estou com muitas saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário