quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CARIBE COLOMBIANO

Finalmente conheci o verdadeiro Mar do Caribe! Quero começar este post agradecendo a Deus e a todos que de alguma maneira contribuíram para eu ter tido esta oportunidade, pois o passeio deste fim de semana pra mim foi a realização de um sonho de criança, ver os recifes de corais, aquela água esverdeada, azul turquesa, mergulhar em um lugar desses... é simplesmente incrível. Eu, os trainees, algumas pessoas da AIESEC daqui e mais dois mexicanos fomos para a Isla del Encanto, que diferentemente do que eu escrevi aqui no último post, é uma pousada e camping em uma ilha que faz parte das Islas del Rosário. Saímos de Cartagena domingo, primeiro do ano, às 8h30min, e depois de mais de uma hora de lancha, chegamos à ilha. Totalmente afastada de tudo, é extremamente linda, um lugar muito calmo que tira o stress de qualquer um. A água que se usa nos banheiros, torneiras e piscina é a própria água do mar, e a água doce, que se usa só para tomar banho, vem de uma cisterna, onde é armazenada a água da chuva. A energia elétrica também é racionada, há pouquíssima luz no lugar, o que acaba dando até um charme a mais. Os jantares, por exemplo, são todos à luz de velas. Sem dúvidas o lugar é uma ótima opção, inclusive por ser relativamente barata, para quem quiser conhecer o Mar do Caribe de pertinho e se desligar da correria do dia-a-dia. E, como diz o velho ditado, uma imagem fala mais do que mil palavras. Então, seguem as fotos, desta vez em uma resolução um pouco maior, pois estas valem a pena!



Hotel Isla del Encanto

Hotel Isla del Encanto

Hotel Isla del Encanto

Hotel Isla del Encanto

Hotel Isla del Encanto

Hotel Isla del Encanto
Eduardo e eu dando uma de patrões - Hotel Isla del Encanto

Soninho da tarde... todo desconjuntado na rede!

Banho de piscina salgada


  
Ainda mais lindo que o lugar onde ficamos e dormimos foi ver os recifes de corais e a água esverdeada do Caribe. Saímos por volta das duas da tarde da Isla del Encanto com destino ao Oceanário, mas chegamos lá e estava fechado... bendita sorte! Como o pessoal da lancha que nos levou tinha se preparado para ficar um bom tempo por lá, trocamos o passeio no Oceanário por um tour e uma parada de uma hora e meia para tomar banho e fazer snorkeling nos corais. O lugar mais bonito que eu já estive, de chegar a encher os olhos de lágrimas de emoção. Com fotos ou vídeos é impossível reproduzir sequer um décimo da beleza dos corais e da água do mar. Não dava pra acreditar quando o piloto da lancha dizia que estávamos em um lugar com mais de 15 metros de profundidade, pois se viam os corais e a sombra do barco no fundo do mar perfeitamente. De fora da água e nas fotos os corais parecem pequenos, mas só parecem, eles têm cerca de dois metros de altura. Paramos em um lugar que tinha uns cinco metros de profundidade (da areia até a superfície), portanto mergulhando algo como três metros já se podia praticamente encostar nos corais, ver os peixes bem de perto, simplesmente incrível. Com toda certeza, as imagens que eu via cada vez que mergulhava nunca vão sair da minha cabeça e um dia eu voltarei lá com a minha família (a futura e a atual).

Sombra do barco no fundo do mar

Corais

Corais - Mar do Caribe


Mar do Caribe


Corais - Mar do Caribe


Casinha perdida em uma ilha... triste

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Corais - Mar do Caribe

Bruno, Diego e eu tomando banho nos corais

Banho nos corais

Juan Camilo e eu
 
Eu, Bruno, Juan, Icléia, Marina, Tati, Ivana e o Afonso se metendo

Banho nos Corais

Eu, Maiara e Afonso, os joinvilenses no Caribe!

E uma foto embaixo da água, viva o Ziploc!


Ontem, dia 2, fomos ao Oceanário. Muito legal, são passarelas sobre o próprio Mar do Caribe, dividindo-o em várias piscinas. Em cada uma delas, uma ou mais espécies diferentes de animais marinhos. Os tubarões são bastante inteligentes, o apresentador sobe em uma plataforma flutuante na piscina onde eles ficam, e todos já se preparam pois sabem que chegou a hora da comida. Ele joga os peixinhos que servem de alimento para os tubarões sobre a plataforma e todos atacam ferozmente, subindo na plataforma e mostrando sua força, e quando o apresentador diz que acabou e manda-os fazerem silencio e retornarem pra água, eles obedecem e começam a “dar ré” devagarinho, muito bonito. Mas nada melhor que o show dos golfinhos, que saltam até 8 metros de altura, fazem acrobacias bastante coreografadas e são muito inteligentes. Enquanto a apresentadora fala sobre os detalhes da espécie, eles ficam mostrando o que ela fala. Realmente muito lindo. Nas outras piscinas, é possível ver diversas outras espécies, como tartarugas, meros, arraias e muitos outros, todos típicos da região caribenha. Há também os aquários, que simulam o fundo do mar e onde se pode ver diversas outras espécies pequenas, como peixes muito coloridos e diferentes, polvos, cavalos marinhos, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, moluscos e muitos outros. Um lugar bem interessante e bastante educativo, que se preocupa muito com a preservação dos mares e cuidado com o meio ambiente.

Tartaruga marinha - Oceanário

Arraias - Oceanário

Oceanário

Tubarões Gato - Oceanário
Tartarugas marinhas - Oceanário

Tubarões Gato - Oceanário

Show dos golginhos - Oceanário

Show dos golginhos - Oceanário

Show dos golginhos - Oceanário

Eu e as tartarugas - Oceanário

Oceanário

Oceanário

Patrick - Oceanário

Polvo - Oceanário

Cavalo-do-mar - Oceanário
 

Foi um passeio sensacional, incrível! Mesmo assim ainda estou com muitas saudades de todo mundo, não se preocupem que, apesar de ter me apaixonado por este lugar, eu amo muito vocês, minha família e Rê, e não desisti de voltar para casa. Logo estarei por aí para incomodar todo mundo novamente.

Enfim, queria agradecer novamente a todos que de alguma forma contribuíram para eu poder estar aqui, em especial à AIESEC em Joinville, que foi uma das maiores responsáveis por eu estar vivendo essa experiência incrível! Muito obrigado!

Beijos e abraços!

2 comentários:

  1. Nossa... O paraíso na terra!!!!!
    To muito feliz por ti e pelos outros Joinvillenses participantes desta aventura! É gratificante ver que nestas experiências tem um pouco do nosso trabalho também!

    ResponderExcluir
  2. CARTAGENA::.. ISLAS DEL ROSARIoo.. el PARAISO TERRENAL....... Vengan a visitar......

    ResponderExcluir